sábado, 2 de maio de 2009

Workstation HP Visualize C3700 PA-RISC

Aproveitando o feriado resolvi brincar um pouco com a PA-RISC.

Meu objetivo era instalar o HP-UX e deixar a máquina pronta para futuros trabalhos.

O problema é que ela veio limpa e precisava conseguir uma cópia do HP-UX para instalação.

Fiz uma pesquisa e descobri que a HP disponibiliza cópias gratuitas do HP-UX para fins não comerciais.
As versões recentes do HP-UX são enviadas em cd's gratuitos e as versões mais antigas devem ser copiadas pela internet.

Quem tiver interesse me envie uma mensagem que passo o endereço para requisição junto a HP.

Pois bem, desde início da semana ja tinha feito o download do HP-UX 11.0 que a HP me disponibilizou e estava esperando um tempo livre para instalação.

Ontem com o dia livre tentei a instalação do sistema operacional.

Gravei o primeiro CD no meu MACOSX e ao tentar fazer o BOOT na PA-RISC ela não conseguiu ler o CD. Minha hipótese era de que o drive de CD da PA-RISC é bem antigo e não conseguiu ler o Cd gravado em alta velocidade.

Peguei outro CD virgem e mandei gravar na velocidade mínima.
Com o CD pronto, liguei a PA-RISC, coloquei o CD no drive e pedi para fazer o BOOT.
Tudo OK, a máquina conseguiu dar o BOOT no CD e iniciar o processo de instalação.

Mas alguns instantes depois a instalação morreu com um Page Fault no início da instalação.
Interrupt Type 6 ( Instruction Page Fault)

Clicando aqui você pode ver o erro resultante.

Fiz diversas pesquisas e não encontrei nada a respeito.

Agora estou imaginando se meu hardware esta com problema ou a versão do HP-UX que peguei tem algum BUG ou não contém os patchs apropriados.

Para testar a hipótese de hardware danificado irei tentar instalar o Linux para PA-RISC nele amanhã. Se instalar e rodar OK terei que buscar outras versões de HP-UX para testes.

Leonardo Cardoso
blog comments powered by Disqus