quarta-feira, 6 de maio de 2009

The remote session was disconnected because there are no terminal server client access licenses available for this computer. Please contact the server

Ontem, ao tentar acessar um servidor recebi a seguinte mensagem:



"The remote session was disconnected because there are no terminal server client access licenses available for this computer. Please contact the server administrator."

Em português parece que esta mensagem foi traduzida da seguinte maneira:

"A sessão remota foi desconectada porque não há licenças de acesso de cliente ao Terminal Server disponíveis para este computador. Contate o administrador do servidor."


A Microsoft tem um artigo falando sobre este problema. Clique aqui para visualizar.

Causa do problema:

- The license server might not have any remaining Per Device CALs to issue.
- Talvez o servidor de licença não tenha mais nenhuma CAL Por Dispositivo para emitir.

Solução do Problema:

-
Use Terminal Server Licensing to determine the number of CALs remaining on the license server. To open Terminal Server Licensing, click Start, Programs, Administrative Tools, and then point to Terminal Server Licensing. If the license server does not have any remaining CALs to issue to clients, purchase and install additional CALs as required.

-
Use o Licenciamento do Terminal Server para determinar o número de CALs restantes no servidor de licença. Para abrir o Licenciamento do Terminal Server, clique em Iniciar, Programas, Ferramentas Administrativas e aponte para Licenciamento do Terminal Server. Se o servidor não tiver mais nenhuma CAL para emitir aos clientes, adquira e instale CALs adicionais, conforme necessário.

Solução Real do Problema:


Para a administração do servidor, estas licensas não são necessárias.

Pode-se executar ate 2 sessões remotas de administração ao mesmo tempo, além da console usando o teclado/mouse. Totalizando ate 3 sessões ao mesmo tempo.

Sendo assim, para resolver esta questão do licenciamento faça o seguinte na estação cliente usada para conectar ao servidor:

1. Fechar o console remoto.
2. Opcionalmente, aconselho a fazer um backup de seu registro.
2. Apagar a seguinte chave de registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MICROSOFT\MSLICENSING

Neste momento você ja pode reiniciar a sessão remota com o servidor.

[]'s

Leonardo Cardoso

Referencias:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc756826.aspx
http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc756826.aspx
http://www.chat11.com/Remote_Session_Was_Disconnected_Because_There_Are_No_Terminal_Server_Client_Access_Licenses_Available
blog comments powered by Disqus